COLÉGIO
ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA
BARRA DO
MENDES - BA – Novembro de 2014
|
||
DISCIPLINA:
Língua Portuguesa e Literatura
Brasileira
|
SÉRIE:
3º.
Ano-Ensino Médio
|
PROFESSORA:
Maria Aparecida Sodré Rocha
|
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
TEMA: Consciência
Negra
|
PERÍODO: 4º. bimestre
de 2014
|
OBJETIVOS:
·
Discutir a desigualdade racial no nosso país;
·
Compreender a origem do Dia da Consciência Negra e
a sua importância hoje;
·
Analisar a situação inicial e atual do negro no
Brasil;
·
Discutir o sistema de cotas;
|
CONTEÚDOS:
·
Escravidão e Quilombo;
·
Lei 10.639 de 2003;
·
Desigualdade social e racial;
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
MATERIAIS
|
TEMPO
|
-Projeto:“Consciência Negra”
- Lei 10.639
de 2003
|
- apresentação
do projeto pela professora;
- ouvir e
cantar a música: “Canto das Três Raças” – Clara Nunes;
- refletir a
letra da música;
-apresentação
de slides;
- discussão sobre a Lei;
|
- data-show;
- vídeo;
- cópias da
letra da música de Clara Nunes;
- slides;
|
02 horas/aula
(geminadas)
|
A Escravidão
no Brasil
|
- dinâmica:
Bola branca, bola negra;
- leitura
(individual e oral);
- Estudo do
vocabulário;
- compreensão
do texto “Escravidão no Brasil” (oral);
|
- texto
impresso;
- bolas de assopro brancas e negras;
- dicionário.
|
01 hora/aula
|
Poesia: Navios
Negreiros - Castro Alves
|
- apresentação
em slides com a poesia “Navios negreiros”;
- reflexão e
estudo do vocabulário;
-
|
- data-show;
- slides;
- dicionário
|
02 horas/aula
|
Escravidão e
Quilombo
|
- vídeo: A
vida de Zumbi dos Palmares
- discussão
sobre o vídeo;
- apresentação
de imagens sobre a escravidão no Brasil;
- discussão
sobre cada imagem;
- música:
Quilombo - O Eldorado Negro de Gilberto Gil;
|
- data-show
- slides
- música e
letra de “Quilombo – O Eldorado Negro”
|
02 horas/aula
(geminadas)
|
- Desigualdade
social e racial;
- Sistema de
cotas.
|
- relatos dos
alunos sobre preconceito racial;
- reflexão
sobre atitudes de racismo;
- mensagem:
Fim do racismo e da exclusão em slides;
- vídeo:
“Pérola Negra” Daniela Mercury
|
- slides:
desigualdade social e racial
- vídeo:
“Pérola negra”
|
02 horas/aula
(geminadas)
|
Produção de
texto
|
- produção de
um texto dissertativo sobre o tema estudado (produzir em classe);
- produção de
poesias sobre o tema ( produzir em casa)
|
- papel
pautado;
- folhas de rascunho;
- caneta azul ou
preta
|
02 horas/aula
|
Culminância
|
- apresentação
das melhores redações e poesias;
- músicas,
danças e comidas africanas no pátio da
escola que estará decorado conforme o
tema.
|
DVDs, CDs, Pen
drive com músicas, aparelho de som, comidas típicas;
- material
para decoração do ambiente
|
05 horas /aula
|
AVALIAÇÃO: Será
processual e contínua.
·
observar o envolvimento dos alunos;
·
avaliar os
conhecimentos dos alunos através de uma prova.
·
avaliar se os objetivos foram alcançados;
|
REFERÊNCIAS:
A VIDA DE ZUMBI DOS PALMARES - Jacson Cirqueira
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fq3GzEY0Yn4
Acesso no dia 02/11/2014 às 9:00 h.
Cf. SANT´ANNA,
Wania, no artigo “Novos marcos para as relações étnico/raciais no Brasil: Uma
responsabilidade coletiva”, ano de 2000. Atualmente a autora do artigo é
Secretária Estadual
do Governo Benedita da Silva, no Estado do Rio de Janeiro.
COTRIM, Gilberto.História Global : Brasil e Geral : volume 2 / Gilberto Cotrim. - 1 ed. - São Paulo : Saraiva, 2010.
PÉROLA NEGRA - Daniela Mercury
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qOGdi1WUahE
Acesso no dia 02 / 11/ 2014 às 8:00 h.
RACISMO E DESIGUALDADE SOCIAL NA ORDEM DO DIA - Fernando Martins Silva
Disponível em : us.com.br/944881-luiz-fernando-martins-da-silva/publicacões
Acesso: 02 / 11 / 2014.
|
MENSAGEM
FINAL:
“Enquanto a
cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra”.
Bob Marley
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário