terça-feira, 4 de novembro de 2014

SEQUÊNCIA DIDÁTICA :CONSCIÊNCIA NEGRA



COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO MACHADO BOAVENTURA
BARRA DO MENDES - BA – Novembro de 2014

DISCIPLINA:
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
SÉRIE:
3º. Ano-Ensino Médio

PROFESSORA:
Maria Aparecida Sodré Rocha


SEQUÊNCIA DIDÁTICA
TEMA: Consciência Negra

DURAÇÃO: 16 horas/aula

PERÍODO: 4º. bimestre de 2014

OBJETIVOS:
·         Discutir a desigualdade racial no nosso país;
·         Compreender a origem do Dia da Consciência Negra e a sua importância hoje;
·         Analisar a situação inicial e atual do negro no Brasil;
·         Discutir o sistema de cotas;


CONTEÚDOS:
·         Escravidão e Quilombo;
·         Lei 10.639 de 2003;
·         Desigualdade social e racial;
CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
MATERIAIS
TEMPO

 -Projeto:“Consciência Negra”


- Lei 10.639 de 2003


- apresentação do projeto pela professora;
- ouvir e cantar a música: “Canto das Três Raças” – Clara Nunes;
- refletir a letra da música;

-apresentação de slides;
- discussão sobre a Lei;

- data-show;
- vídeo;
- cópias da letra da música de Clara Nunes;
- slides;

02 horas/aula
(geminadas)
A Escravidão no Brasil
- dinâmica: Bola branca, bola negra;
- leitura (individual e oral);
- Estudo do vocabulário;
- compreensão do texto “Escravidão no Brasil” (oral);

- texto impresso;
- bolas  de assopro brancas e negras;
- dicionário.


01 hora/aula
Poesia: Navios Negreiros - Castro Alves

- apresentação em slides com a poesia “Navios negreiros”;
- reflexão e estudo do vocabulário;
-
- data-show;
- slides;
- dicionário

02 horas/aula
Escravidão e Quilombo

- vídeo: A vida de Zumbi dos Palmares
- discussão sobre o vídeo;
- apresentação de imagens sobre a escravidão no Brasil;
- discussão sobre cada imagem;

- música: Quilombo - O Eldorado Negro de Gilberto Gil;


- data-show
- slides
- música e letra de “Quilombo – O Eldorado Negro”
02 horas/aula
(geminadas)
- Desigualdade social e racial;
- Sistema de cotas.

- relatos dos alunos sobre preconceito racial;
- reflexão sobre atitudes de racismo;
- mensagem: Fim do racismo e da exclusão em slides;
- vídeo: “Pérola Negra” Daniela Mercury

- slides: desigualdade social e racial
- vídeo: “Pérola negra”
02 horas/aula
(geminadas)
Produção de texto
- produção de um texto dissertativo sobre o tema estudado (produzir em classe);
- produção de poesias sobre o tema ( produzir em casa)
- papel pautado;
-  folhas de rascunho;
- caneta azul ou preta

02 horas/aula
Culminância
- apresentação das melhores redações e poesias;
- músicas, danças e comidas africanas  no pátio da escola que  estará decorado conforme o tema.

DVDs, CDs, Pen drive com músicas, aparelho de som, comidas típicas;
- material para decoração do ambiente
05 horas /aula


AVALIAÇÃO: Será processual e contínua.

·         observar o envolvimento dos alunos;
·         avaliar  os conhecimentos dos alunos através de uma prova.
·         avaliar se os objetivos foram alcançados;


  

REFERÊNCIAS:

A VIDA DE ZUMBI DOS PALMARES - Jacson Cirqueira
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Fq3GzEY0Yn4
Acesso no dia 02/11/2014 às 9:00 h.

Cf. SANT´ANNA, Wania, no artigo “Novos marcos para as relações étnico/raciais no Brasil: Uma responsabilidade coletiva”, ano de 2000. Atualmente a autora do artigo é Secretária Estadual 
do Governo  Benedita da Silva, no Estado do Rio de Janeiro.


 COTRIM, Gilberto.História Global : Brasil e Geral : volume 2 / Gilberto Cotrim. - 1 ed. - São Paulo : Saraiva, 2010.



PÉROLA NEGRA - Daniela Mercury
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qOGdi1WUahE
Acesso no dia 02 / 11/ 2014 às 8:00 h.

RACISMO E DESIGUALDADE SOCIAL NA ORDEM DO DIA - Fernando Martins Silva
Disponível em : us.com.br/944881-luiz-fernando-martins-da-silva/publicacões 
Acesso: 02 / 11 / 2014. 


                      

MENSAGEM FINAL:

“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra”.
Bob Marley



                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário